Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 23 de junho de 2012

0

Resenha: O Milagre

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Agir
Comprar: Cultura / Submarino
Classificação:

Quem sabe - talvez ela tivesse expectativas irreais - , mas Lexie também queria se sentir apaixonada por ele. Não importava a bondade ou o senso de responsabilidade, se ela não se sentisse apaixonada por esse homem, não conseguiria evitar a sensação de que estaria se acomodando a alguém, e ela não queria se acomodar. Isso não seria justo com ela e não seria justo com ele. Ela queria um homem que fosse sensível e bom, mas que conseguisse arrebatá-la completamente. Queria alguém que lhe oferecesse uma massagem nos pés depois de um longo dia na biblioteca, mas que também a desafiasse intelectualmente. Um homem romântico, é claro, alguém capaz de lhe comprar flores, sem que houvesse qualquer razão para isso.

O Milagre, cujo título original é True Believer, nos conta a história de Jeremy Marsh, que é jornalista investigativo, divorciado de Maria, única mulher a quem amou na vida, vive em Nova Iorque e leva a vida pulando de relacionamento em relacionamento, conquistando mulheres, a quem não consegue se apegar. Ele fica famoso quando consegue provar o charlatanismo de um homem, que dizia se comunicar com os mortos, trazendo às pessoas notícias e recados de seus entes queridos. E Jeremy, num programa de televisão de grande reconhecimento na região, consegue desmascarar esse homem, fato que lhe rende, inclusive, a possibilidade de trabalhar na televisão, o que lhe proporcionaria a tão sonhada estabilidade financeira, além de fama.

Após o caso bem-sucedido do falso médium, Jeremy recebe uma carta falando de um fenômeno aparentemente sobrenatural, envolvendo luzes que apareciam misteriosamente num cemitério abandonado na pequena e pacata cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte. Então, o jornalista resolve viajar até lá para desvendar esse mistério, já que em hipótese alguma ele acreditaria em fenômenos sobrenaturais, em mistérios que não fossem desvendados ou em milagres. E, quem sabe, ele poderia usar isso como passaporte para fixar-se na TV.

Ele chega a Boone Creek e vai imediatamente ao cemitério, depois procura Doris, a autora da carta. Esta lhe indica a biblioteca da cidade, que deveria ser sua fonte de pesquisa para saber detalhes da cidade e do fenômeno das luzes, termina também por conhecer o prefeito, Tom Gherkin, que o trata como uma verdadeira celebridade e, por fim, conhece Lexie Darnell, bibliotecária da cidade. Esta última lhe chama a atenção por ser muito bonita e por não parecer impressionada com ele tanto quanto o restante da cidade estava se mostrando.

A partir desse encontro com Lexie, as suas idas à biblioteca bem como seu contato com Lex se tornaram frequentes. Além disso, é ela quem o leva para conhecer pontos estratégicos da cidade, sem os quais sua investigação poderia ficar comprometida. Nesses momentos, eles tiveram a oportunidade de, pouco a pouco, conversar e se conhecer melhor. A partir de então, ambos começam a se dar conta de que estavam lentamente se apaixonando, porém Lex já havia sido abandonado por outra pessoa de Nova Iorque em quem ela havia acreditado cegamente, e Jeremy havia saído de um casamento (por motivos que todas as pessoas próximas a ele desconheciam) e perdido as esperanças de que encontraria novamente alguém com quem queria passar a sua vida. Então, os dois, um sem ter consciência do que acontecia com o outro, começam a travar uma guerra interior contra seus próprios sentimentos. Jeremy não resistindo à ideia de um novo amor e lembrando de seu antigo casamento:

Mas se aquilo não podia ser amor e não era desejo, o que seria? Gostar? Ele gostava dela? É claro que gostava, mas essa palavra também não abarcava todos os seus sentimentos. Era muito...vaga e mal definida. As pessoas gostavam de sorvete. As pessoas gostavam de assistir à televisão. Não queria dizer nada, e nem chegava perto de uma explicação para o fato de, pela primeira vez, ele sentir necessidade de contar a alguém a verdade a respeito de seu divórcio. Seus irmãos não sabiam a verdade, nem seus pais. Mas, qualquer que fosse o motivo, ele não conseguia ignorar a percepção de que queria que Lexie soubesse.

E Lex se apegando a uma traição de um outro homem, condenando todas as suas possibilidades de ser feliz:

Ela já havia se machucado antes, e agora percebia que havia reagido à dor recolhendo-se na segurança da solidão. Mas uma vida sem riscos não era uma vida pra valer.

Como será resolvido esse impasse? Jeremy e Lex vão se entregar a esse amor que surge em poucas semanas? E mais: se eles se entregarem, como viverão esse amor, uma vez que eles moram muito distante um do outro? Qual foi o real motivo do divórcio de Jeremy? E como Lex vai encarar essa explicação? E quanto ao sucesso de Jeremy em desvendar o mistério das luzes no cemitério, ele conseguirá? Em caso afirmativo, como se dará sua carreira na televisão? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo da leitura do excelente livro que é O Milagre.
O livro é muito bom, porém, em comparação com outros títulos de Sparks, ele deixa um pouco a desejar, pois os poucos conflitos que existem são resolvidos muito rapidamente e são bem superficiais, além de que também faltou a habitual carga emotiva com a qual Sparks nos acostumou. Apesar disso, a leitura do livro é muito recomendada. Nicholas Sparks nos presenteia sempre com leituras magníficas e frases espetaculares.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...