Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

0

@mor por Daniel Glattauer

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. 

Autor: Daniel Gattauer
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581050669
Páginas: 184
Nota: 

Você pode até ter "não" como primeiro resposta, mas láááá no fundo, sabe que as capas dos livros lhe influenciam - nem que seja por um primeiro momento. Perdi as contas de quantas pessoas me perguntaram se @mor, do austríaco Daniel Glattauer, era um livro de auto ajuda. A capa não dá informações, o título não é revelador. Sem saber muito sobre a história, você abre o livro e: boom! Entrou numa caixa de entrada cheia de romance e surpresas. Quem achou que era mais um livro de auto-ajuda sem graça, se enganou completamente.

Emmi queria cancelar a assinatura da revista Like, mas por pressa escreveu Leike, e o email foi parar na caixa de entrada de Leo. Engano resolvido, meses depois ela envia um email coletivo de felicitações. Num momento decisivo para Leo, aquele "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" é como se o mandasse desistir de sua vida. A partir daí, começa um relacionamento baseado somente em palavras na tela do computador. Um relacionamento que vai crescendo, que tem falhas, que não tem rostos, mas tem almas. 

Já dizia Pitágoras que "As palavras são os suspiros da alma", e isso se encaixa como uma luva em @mor. O romance é em emails, apenas um conjunto de letras que transcrevem tudo que os personagens estão sentindo - ou, ao menos, o que querem dividir. A liberdade na internet é (quase) ilimitada, existe espaço para quem quiser ser perfeito, para contar sua vida e manter seus segredos. Você escolhe confiar - mas no final, tudo vai se basear no @mor!

A característica mais marcante, tanto de Emmi como de Leo, é sua humanidade: errar e acertar, sonhar e se deixar levar por um mundo novo composto por pixels. Ao mesmo tempo, eles tem uma vida off line. Trabalham, saem, Emmi é casada e tem dois filhos. Eles se irritam, são espirituosos e fazem piadas infelizes. Tem ideias precipitadas, respostas agressivas e impaciência. Eles se apaixonam.

Como o livro é inteiro em emails, a leitura é mais rápida e dinâmica. Junto dos personagens, o leitor pode acompanhar o desenrolar e o inicio da "intimidade": a substituição de assinaturas cordiais pelo nome, assuntos em branco, emails sem nenhuma razão - apenas a vontade de ler o que o outro vai escrever. Eu li o livro em dois dias (lembre-se que estou de prova e meu tempo é limitado) e fiquei extremamente frustrada. A continuação? Com sorte, a editora trará ainda esse ano. 

Em momento algum, eu esperei gostar e me envolver com Emmi e Leo do jeito que foi. @mor é uma história tão real que você se pergunta quantas pessoas à sua volta já vivenciaram algo semelhante. Um email pode mudar uma pessoa quase tanto como um livro. Em era digital, seu melhor amigo pode conhecer você mais pelas palavras digitadas do que pelo seu rosto. Um livro lindo e frustrante, recomendo.
Bjs,
0

Resenha: Um amor para recordar

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Comprar: Cultura / Submarino
Classificação:
"Não poderia descrever adequadamente a intensidade do que estava sentindo naquele momento. Amor, raiva, tristeza, esperança e medo, juntos em um redemoinho, intensificados pelo nervosismo que tomava conta de mim. Jamie me olhava com curiosidade, e a minha respiração acelerou também. De repente, eu sabia que nunca havia sentido algo tão forte por outra pessoa como acontecia naquele momento."

Logo no prólogo de Um amor para recordar, Landon Carter, o narrador, adverte o leitor: "no início você vai sorrir, e depois vai chorar - não diga que não avisei", o que, provavelmente, acontecerá mesmo!
Landon é um homem de 57 anos que se lembra de que, há 40 anos, algo mudou irremediavelmente sua vida. No final da década de 50, quando tinha 17 anos e vivia numa pequena cidade ao sul dos Estados Unidos, ele era um adolescente como muitos outros: gostava de sair com os amigos, apaixonado por uma garota bonita, popular na escola... 
Mas, no seu íntimo, alguns sentimentos o entristeciam e levaram-no a se transformar em um jovem com fama de "rebelde". Landon tinha um senso crítico aguçado e isso lhe permitia analisar, com insatisfação, a forma como seu avô paterno conquistou a fortuna da família. Além disso, seu pai era um político de destaque, o que fazia com que passasse mais tempo em um apartamento em Washington do que com a família, que se encontrava a 500 km de distância.
Essa situação se refletiu na relação entre o jovem e seu pai, gerando conflitos entre eles. Um desses conflitos estava relacionado ao fato de que o sr. Carter queria que o filho fizesse o ensino superior em uma das muitas universidades conceituadas dos Estados Unidos, porém Landon estava correndo o risco de sequer ser aprovado na faculdade local. Desinteressado pelos estudos, ele seguia a "lei do menor esforço". Numa de suas tentativas de fugir dos livros, em seu último ano de Ensino Médio, o rapaz se matricula nas aulas de Arte Dramática, a fim de fugir da classe de Química II.
Nessas aulas de teatro, ele observa Jamie Sullivan, uma garota que praticamente cresceu com ele, na mesma escola, assistindo às mesmas aulas, mas sem que fossem amigos. Na verdade, Jamie não era muito aceita pelas pessoas da sua idade. Seu comportamento, que muito agradava os adultos da cidade, despertava o deboche dos adolescentes. Ninguém de sua idade compreendia como Jamie podia estar sempre alegre, ajudando os outros, lendo a Bíblia, auxiliando órfãos e animais indefesos, entre outras coisas. E, como se fosse para confirmar que Jamie realmente era muito diferente dos demais adolescentes, ela se vestia de uma maneira bastante conservadora e não soltava os cabelos, que estavam sempre presos em um coque.
Landon é um dos garotos que ridicularizam Jamie, embora não fosse um rapaz maldoso. Por ironia do destino, um dia, Landon precisa de um favor de Jamie, e isso os aproxima. No entanto, essa aproximação gera conflitos em Landon, uma vez que, ao mesmo tempo em que se sente envolvido por Jamie, preocupa-se com o que seus amigos irão pensar. Porém esses conflitos, mais à frente, tornar-se-ão irrelevantes, em comparação com o desafio que o destino impõe aos dois jovens.

Um amor para recordar é um livro doce e delicado, que valoriza o amor nas suas mais diversas manifestações: o amor a Deus, o amor entre pai e filha, o amor de mãe, o amor entre amigos, o amor entre namorados etc. Uma obra deliciosamente encantadora!

P.S.: esse livro já foi adaptado para o cinema. Abaixo, segue o trailer do filme, que foi lançado em 2002 e traz os atores Mandy Moore e Shane West nos papéis principais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...