Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 13 de maio de 2012

0

Jonas por Eden Maguire

Nem vivos, nem mortos - entre os dois mundos vivem os Beautiful Dead. As mortes de Jonas, Arizona, Summer e Phoenix chocaram os moradores de Ellerton. Darina, namorada de Phoenix, parece estar ainda mais perturbada do que todos — visões e sons aterrorizantes a perseguem. No entanto, ela vai descobrir que a morte não é o fim; para alguns, a ligação com o mundo dos vivos é tão forte que recebem permissão para se despedir e, se necessário, lutar por justiça — eles são os Beautiful Dead. Neste primeiro livro da série Beautiful Dead, a corajosa Darina enfrenta garotos barra-pesada e momentos dolorosos do passado para ajudar o amigo Jonas a descansar em paz. Ganha também mais uma chance de estar ao lado de seu único e grande amor, Phoenix. Seria o amor mais poderoso do que a morte, a ponto de permitir a Darina nunca dizer adeus a seu amado?

Autora: Eden Maguire
Editora: Benvirá
ISBN: 9788502103528
Páginas: 256
Nota: 

Como eu não assisto filmes de terror, me permito conhecer todas as espécies de seres sobrenaturais da literatura - afinal, quem decide o quanto assustadora as imagens são, sou eu. Por exemplo, eu sempre achei zumbis interessantes. Eles morrem, eles vivem, eles se despedaçam e não sentem dor. Tá, isso foi nojento. Mas de qualquer modo, sempre achei uma boa mitologia para ser explorada. Não sei o que eu pensei por achar que "Belos Mortos" seriam o tipo de zumbi que eu estava procurando.

No período de um ano, quatro adolescentes da pacata Ellerton morreram. Jonas, Arizona, Summer e Pheonix tiveram seus acidentes inexplicados tocado da forma mais simples possível pela policia local, arranjando uma desculpa e dando o caso por encerrado. Só que eles voltaram - um ano na Terra e buscando por justiça. Darina, namorada de Pheonix, consegue vê-lo, conhece sua nova forma e vê aí um modo de não abandonar o amor de sua vida - com uma condição: ela precisa ajudar a desvendar os mistérios.

A premissa é boa: mistério com uma mistura de mitologia de zumbi com anjo. O erro da autora: dose errada de romance. Eu esperava sangue (zumbis tem sangue?), assassinatos, pistas falsas, um thriller enlouquecidamente alucinante que fizessem a mitologia ganhar uma face mais sombria e inovadora. Sinceramente, as vezes eu me preocupo comigo... O que o livro se tornou? Páginas e páginas de romance meloso, cheio de clichês por Darina e Pheonix.

Certo, não sou insensível, entendo que ela perdeu o namorado e depois o reencontrou - é um motivo para ficar feliz. Excesso de romantismo? Não. No inicio eu achei que Darina seria mais romântica e tal, mas ao encontrar Pheonix, ele fosse um tanto realista e não correspondesse as mil e uma declarações melosas que ela faz. Mas ele é tão apaixonado quanto ela - e o que era para ser um livro de assassinatos com zumbis angelicais, se torna um romance.

Cada livro é sobre um personagem - um dos mortos. O primeiro é Jonas (eis aí o nome do livro), e Darina precisa descobrir a causa da morte dele. Cá entre nós, achei a solução bem óbvia, deu pra entender bem antes da protagonista e juntar as peças bem rápido. Mas foi uma solução interessante - ponto positivo. Na verdade, o romance no livro que realmente é legal de ler é entre Jonas e Zoey, que era a namorada antes d'ele morrer. Diferente de Darina e Pheonix, esse namoro não ultrapassa as barreiras da morte, mas ainda rola um sentimento - e é tão meigo...

Se eu pudesse ignorar Darina e seu namorado morto, além da falta de lógica de zumbis que se chamam Belos Mortos (meu caro, zumbis de verdade não são bonitos!), esse seria um ótimo livro. Porém, infelizmente, essa habilidade me escapa. Gostei de Jonas, de Zoey e dos outros mortos que vão ser melhor aprofundados no decorrer da história - mas ainda assim, a melosidade cansa. Se eu comprar Arizona, segundo volume, será pela capa, já que é uma das séries com capas mais lindas que já vi!
Bjs,
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...